Vereadores discutem sobre a provável extinção do Lacen

30/04/2019
Na noite desta segunda-feira os vereadores estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária. Logo de início o vereador Professor Gilson (AVANTE) solicitou a mesa diretora que as audiências públicas fossem realizadas em dias diferentes das sessões para que todos os parlamentares pudessem participar além de não suspender a sessão ordinária.

O presidente da casa Florisval Coriolano (PRTB) concordou com o colega e levou o pedido ao plenário que aprovou de forma unânime. Porém o presidente afirmou que a audiência pública para discutir sobre a reforma da previdência, que já estava marcada para próxima terça-feira (07), está mantida pois já havia sido confirmada entre as partes.

O vereador Thiago Esmeraldo (PP) utilizou o grande expediente para alertar os colegas sobre a possível extinção do Laboratório central de saúde pública (Lacen) de Crato. Segundo ele o equipamento já está a 42 anos no município e realiza exames laboratoriais e complementares como de: toxoplasmose, teste de HIV e leishmaniose. Segundo ele foram mais de 300 mil exames nos Lacens do interior do estado. Afirmou ainda que o atendimento dos usuários está diminuindo e os funcionários estão de aviso prévio. O vereador destacou a necessidade de união dos políticos com entidade tais como: Fecomércio, Rotary Club, Lyon, Maçonaria, CDL, entre outros, para que o município não perca mais nenhum equipamento.

Os demais vereadores concordaram com Thiago afirmando que está na hora de serem feitas cobranças mais rígidas aos deputados que foram votados no município para que a população não seja prejudicada ainda mais com a perca de equipamentos como o Lacen e o SINE/IDT. O presidente da casa reforçou as falas afirmando que os eleitores também são culpados pelos prejuízos já que não votam nos candidatos cratenses.
Após o momento de votações a sessão foi encerrada.